segunda-feira, julho 26, 2021

Doces do Mundo: Churros

A cor dourada, as pequenas ranhuras e o aroma de canela logo entregam: têm churros na área. Com exterior crocante (e doce e aromático) e interior macio (e delicado e saboroso), tornou-se um clássico dos parques de diversões – lembra verão, calor e súplicas infantis. Mas ele nem sempre pertenceu a esse contexto barulhento…

Pros espanhóis ficarem felizes: Vivendo no alto das montanhas, sem acesso a padarias e rede wifi, pastores nômades espanhóis usaram a criatividade, os ingredientes disponíveis e a fome para criar o churro. O que traz certa credibilidade a essa história é que existe uma raça de ovelhas na Península Ibérica chamada Navajo Churro, cujos chifres têm certa semelhança com: a) cachorro quente; b) hamburguer; c) donuts; d) churros.

Pros portugueses ficarem felizes: Enganam-se aqueles que pensam no churro como uma invenção espanhola. Nananinanão. Quando os portugueses seguiram para o Oriente, as descobertas gastronômicas não pararam nas especiarias e nas técnicas culinárias: a receita do youtiao, uma massinha salgada frita muito popular na China, viajou junto na mala. Como não poderia deixar de ser, os portugueses gordinhos adaptaram a receita e criaram a sua própria versão da guloseima, dando um toque de açúcar e o formato estriado.

Pros chineses ficarem felizes: 好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!好奇!评论的博客,如果你得到了这个消息。后会有期!

A verdade é que, quando vocês está com uma  montanha de churros fumegantes na sua frente, não importa de onde eles vieram – mas sim para onde eles vão ir 😉

Churros (receita adaptada do blog A Cozinha Coletiva)

A massa

250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
400ml de água fervente

A cobertura

4 colheres de açúcar refinado
1 colher de canela em pó

A calda

200g de chocolate meio amargo picado
200ml de creme de leite

Em um bowl grande, peneire a farinha de trigo e acrescente o fermento, o sal e o açúcar. Faça um buraquinho no meio e coloque o óleo e a água. Com uma colher grande, vá homogenizando a mistura, até que fique uma massa lisa e um pouco grudenta. Se você achar que ela está mole demais, acrescente um pouco mais de farinha; se ela estiver muito firme, coloque uns pingos de água.

Deixe descansar uns minutinhos (a massa, não você) e coloque no saco de confeitar com o bico pitanga. Esquente o óleo e faça o teste: se você aguentar deixar o dedo por 5 segundos dentro do óleo, ainda não está quente (sou hilária). Tá, sério: quando a temperatura alcançar 170°C, vá apertando a massa direto na panela, cortando com uma tesoura quando chegar no tamanho desejado. O tempo de fritura depende do tamanho escolhido: como fiz pequetititos, cerca de 3 minutos dão conta do recado. Passe pela misturinha de canela com açúcar e tente não comer tudo enquanto frita o resto (difícil, bem difícil).

Entre uma fritada e outra, prepare a calda: derreta o chocolate no microondas (mexendo de 30 em 30 segundos para não queimar) e misture com o creme de leite. Se quiser garantir um creme livre de bolotinhas indesejadas, esquente o creme de leite também: choque térmico evitado, creme liso e sedoso como resultado (nova categoria no blog: sonetos gastronômicos). Agora é só afundar os churros quentinhos no creme de chocolate e lamber os dedos açucarados.

OBS: O ataque cardíaco virá, mas terá valido cada mordida.

Dicas

1. Rechear? Que dá, dá. Dizem que é possível fazer isso com uma seringa, mas só acredito vendo. Na minha opinião, o recheio não é obrigatório (até porque, tendo uma calda separada pra mergulhar o churros, dá pra colocar cobertura à vontade #vaigordinha);

2. Churros pequenos são o máximo: bite size, é só mergulhar no molho e mandar pra dentro. São perfeitos para festas, podendo ser servidos dentro de saquinhos de pipoca;

3. Demorou muito pra comer? Dá uma leve esquentadinha no microondas que ele volta à deliciosidade inicial;

Fontes:

Huffington Post

Spanish Doughnuts

Você pode gostar também...